Vamos que vamos!!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

O que é ser pai??

Puxa, difícil definir uma criaturinha muitas vezes deixada de lado quando chega um beê... Desde que o mundo é mundo, o amor de mãe é extremamente exaltado, cantado por aí em verso e prosa, discutido e desvendado. Mas raramente (salvo perto do dia dos pais) , os pais são comentados como reis do lar. Quando engravidamos, é aquele auê em cima da mãe e da barriga. Ninguém quer saber do coitado do pai. Quando alguém vai falar com ele, é pra lembrar o quanto de horas extras ele vai ter que fazer no trabalho e comentar preço de NAN e Pampers.... As pessoas esquecem que um bebê é fruto do amor de duas pessoas, não de uma só. Lí muito na minha primeira gravidez sobre mudanças de comportamento e relações familiares. Me toquei do quanto é complicado pra um homem fazer parte desse mundo gravídico antes que a barriga cresça ou o bebê chute forte o suficiente pra que ele sinta pelo lado de fora. Sem contar que muitos meninos foram "treinados" para iniciar sua vida paterna ao primeiro choro do bebê, como num clique, mas como?? Alguns pais tem uma vocação inata para esse despertar de paternidade, outros, a grande maioria, vão desenvolvendo esse sentimento de amor, ansiedade pela chegada do rebento e tal a cada consulta, a cada ultrasson... Até então impera aquela lembrança de infância de meninos brincam com carrinhos e meninas com bonecas... Helloooou!!!! Os meninos crescem, tornam-se pais e vão QUERER, e não simplesmente  ter que carregar seu bebê nos braços. Ele não é menos homem, ele é mais pai. Isso é amor, amor de pai. Converso muito com meu marido sobre isso. É a realidade do ser humano no mundo de hoje: nem toda mulher tem instinto maternal, nem todo homem é incapaz de cuidar de um filho. A prova disso são as crianças espancadas e humilhadas , jogadas no lixo ao nascimento (Tem que jogar no lixo? Gente não se joga no lixo! Porque não deixa na porta de alguém? Não estou falando de mulheres que colocam seus filhos para adoção. Se é pra espancar, humilhar e abusar, melhor deixar com alguém que dê o mínimo de dignidade. ) , e as crianças cuidadas pelos pais que estão ficando em casa, entre fraldas e papinhas, enquanto as esposas buscam o sustento. Aqui em casa não tem conversa, apesar do cansaço e das muitas horas de plantão do pai, todo mundo troca, todo mundo dá banho, todo mundo faz leitinho. E não precisei obrigar o papis aqui de casa a fazer nada disso. Conversamos bastante sobre a percepção do bebê sobre carinho e cuidado. Tudo o que se faz com um bebê é por ele registrado como bom ou ruim, e quando se faz uma coisa simples como uma troca de fraldas, que proporciona conforto, é registrado como um carinho. O banho da noite de Maria Luísa é sempre dado pelo papai, no chuveiro. No começo era um negócio beeem desengonçado, ele tinha medo de deixa-la cair. Mas aos poucos, eles foram se descobrindo e de repente, um fazia questão de tomar banho com o outro . Ela começou a ir com ele pro chuveiro com 5 meses, Miguel, com 20 dias. E não há maneira mais doce e plena de desfrutar o amor de um filho que cuidando dele. Estamos vivendo uma fase de quase insanidade entre ciúmes , mamadas, choro tipo motim(os dois ao mesmo tempo) e vontade de sair correndo pra longe por 5 minutos. Mas como a banana e a uva, isso também passa! Passa no sorriso, no abraço, no olhar cúmplice...  Eu tenho um marido que é um pai nota 1000 (só tem um pouquiiiinho de dificuldade em combinação de cores e penteados,kkk), que construiu uma paternidade própria, sem grandes influências, por ter sido criado apenas pela mãe, sem uma figura paterna. Por isso mesmo teve um pouco de medo no começo, mas hoje enche meus olhos quando joga todo seu amor sobre seus filhos.  Isso posto, quero fazer uma declaração rasgada de amor, confiança e paixão para o maravilhoso pai que  meus filhos tem o privilégio de ter. Troca plantão pra ir nas festinhas da escola, se acotovela pra ficar na fila do gargarejo, tira fotos, filma , se emociona, abana os braços pra mim dizendo "você viu, você viu??" tudo ao mesmo tempo... E ainda por cima sabe que essa fase vai passar rapidinho, e que nós vamos morrer de saudades dela!!

Maria Luísa

Miguel


Geison, EU TE AMO MUUUUITO!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí...Não basta ser pai, tem que participar !!!
Beijos!!

Laura Lima disse...

Hoje, ao acordar, lembrei que fazia uns diazitos que nao via fotos dos seus pequenos... entao, fui ao orkut para reve-los e depois vim aqui ao seu lindo blog. Li primeiro esse post antes de ver o anterior com o meu nome. Fiquei extremamente emocionada com o seu relato sobre o seu marido (como filho, como amante, como pai). Lembrou-me muito uma musica do Jair Rodrigues (que ele cantava com a filha) chamada "O filho do seu menino"... A primeira estrofe eh assim:

O filho do seu menino ficou rapaz
Garoto de gênio bom e trabalhador
Criado pra ser um homem
Pra ser bom pai tem que ser bom filho
Quem tem palavra é nesse mundo um vencedor

http://www.vagalume.com.br/jair-rodrigues/o-filho-do-seu-menino.html#ixzz17Pj62guF

Parabens pela familia linda, fe!!

Geison disse...

Vc falou tudo. Ser PAI é uma emoção indescritível!!

Nunca vou me esquecer do meu primeiro Dia dos Pais, claro que na condição de Pai, pois pra mim foi uma experiência inédita, que ainda me emociona.

Bjs, Te amo!